Aguarde, carregando...

Estudo Bíblico

Constituição do Povo - “E o povo se multiplicou...”

Constituição do Povo - “E o povo se multiplicou...”
Dimar Luiz
Por: Dimar Luiz
Dia 05 de julho de 2020

“Chegou o tempo de se cumprir a promessa que Deus fizera a Abraão. O povo aumentou e se multiplicou no Egito” (At 7,17; Ex 1,7). Mas surgiu outro Faraó que nada sabia de José.

A fidelidade de Deus ia realizando, passo a passo, seu projeto de amor: “Chegou o tempo de se cumprir a promessa que Deus fizera a Abraão. O povo aumentou e se multiplicou no Egito” (At 7,17; Ex 1,7). Mas surgiu outro Faraó que nada sabia de José: “Surgiu então no Egito um rei que não conhecia José. Esse ludibriou nossa gente e maltratou nossos pais. Obrigava-os a enjeitar seus filhos, para que não sobrevivessem” (At 7,18-19; Ex 1,8-10). E o povo de Deus se tornara tão forte e numeroso que começou a ser uma ameaça para o Egito. Então Faraó tomou precauções: “Estabeleceram, assim, feitores de trabalho forçado para que os oprimissem com tarefas compulsórias” (Ex 1,11). Israel começou a sentir o peso da opressão: “Obcecado pelo medo dos israelitas, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão. Tornaram-lhes a vida amarga com o pesado trabalho de preparar barro e tijolos e com toda sorte de trabalhos no campo e outros serviços, que lhes impunham à força” (Ex 1,13-14). Porém “quanto mais os oprimiam, tanto mais cresciam e se multiplicavam” (Ex 1,12). Como o método da opressão não deu resultado, Faraó tomou outra resolução: “O rei do Egito disse às parteiras dos hebreus, chamadas Sefra e Fua: ‘Quando assistirdes as mulheres hebréias no parto e chegar o tempo do parto, se for menino, matai-o; se for menina, deixai-a viver” (Ex 1,15-16).

Mas as parteiras temiam a Deus e não cumpriram a ordem de Faraó. Por isso Faraó tentou outra alternativa: “Lançai ao rio todos os meninos hebreus recém nascidos, mas poupai a vida das meninas” (Ex 1,22b). Mas nem esse método funcionou (Ex 2,1-10). Por isso o povo continuou a se multiplicar: “O povo continuou crescendo e tornando-se muito forte” (Ex 1,20). Os caminhos de Deus superam de muito os nossos caminhos. Apesar das dificuldades Deus cumpriu a primeira parte de sua promessa: “farei de ti uma grande nação” (Gn 12,2-3). É desse povo que o salvador vai nascer.

Veja nossos posts relacionados:

Confira mais artigos relacionados e aprofunde seus conhecimentos nas Escrituras.