Aguarde, carregando...

Estudo Bíblico

Constituição do Povo - Introdução

Constituição do Povo - Introdução
Dimar Luiz
Por: Dimar Luiz
Dia 05 de julho de 2020

Deus constituirá para si um povo de três formas: externamente pela multiplicação numérica, internamente pela aliança do Sinai e Lei e politicamente pela doação da terra e constituição da monarquia.

A decisão de salvar o ser humano é do próprio Deus. Chegando o tempo oportuno Deus põe em marcha seu plano de amor e de salvação. Seu plano é que “todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), mas Deus não quis salvar os homens isolados entre si. Por isso Deus vai constituir e instruir um povo para si que será o protagonista de seu propósito e veículo de salvação para as nações.

Deus constituirá para si um povo de três formas: externamente pela multiplicação numérica, internamente pela aliança do Sinai e Lei e politicamente pela doação da terra e constituição da monarquia. Esse povo será instruído também de três formas: pela palavra dos profetas, pelo sofrimento do desterro e pela esperança na vinda do messias. Nesse povo vários personagens estão em destaque, mas sua missão não é individualista e sim em ordem à edificação e formação do povo de Deus.

2.1. Constituição externa pela multiplicação numérica

No próximo artigo veremos como Deus constitui numericamente o seu povo, tornando-o uma grande nação.

Veja nossos posts relacionados:

Confira mais artigos relacionados e aprofunde seus conhecimentos nas Escrituras.