Constituição Interna pela Aliança e Lei - A Lei
O povo de Deus nasce da vontade do próprio Deus. É deste povo, constituído internamente pela Aliança e Lei, que nascerá o salvador prometido. Estamos marchando para Jesus Cristo.
Deus dá ao povo a Lei, manifestação de sua vontade santa (Ex 20). Ela será o vínculo entre Deus e o povo. O amor de Israel deve ser mostrado pela obediência a esta Lei gravada em tábuas de pedra para todas as gerações e depositada dentro da Arca da Aliança, sinal da presença de Deus entre o povo:
“Farás uma arca de madeira de acácia, com cento e vinte e cinco centímetros de comprimento, por setenta e cinco de largura e setenta e cinco de altura. Revestirás a arca de ouro puro, por dentro e por fora. Em volta porás uma moldura de ouro. Fundirás quatro argolas de ouro e as porás nos quatro pés: duas de um lado e duas de outro. Farás varais de madeira de acácia e os revestirás de ouro. Introduzirás os varais nas argolas dos lados da arca, para carregar a arca. Os varais ficarão sempre nas argolas e não serão tirados. Na arca porás o documento da aliança que te darei” (Ex 25,10-15).
A Lei não é uma carga, um peso impossível para Israel, é o caminho para a sua salvação, para a sua felicidade:
“E agora, Israel, que é que o Senhor, teu Deus, te pede, senão que o temas, seguindo-o por todos os seus caminhos? E que ames e sirvas ao Senhor teu Deus, com o todo o teu coração e com toda a tua alma, e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo para o teu bem” (Dt 10,12).
O povo de Deus nasce não da vontade da carne ou do sangue, mas da vontade do próprio Deus. É deste povo, constituído internamente pela Aliança e Lei, que nascerá o salvador prometido. Estamos marchando para Jesus Cristo.