Constituição Interna pela Aliança e Lei - A Páscoa e a Saída
A libertação é grandiosa. Não é Faraó que deixa Israel partir, é o Senhor que o liberta, por amor.
Nove açoites! Mas o Faraó não se convenceu de que Deus é mais forte. O último açoite fará com que Faraó liberte o povo. Deus envia o anjo exterminador para ferir de morte os primogênitos do Egito (Ex 11-12).
Deus já tinha dado as instruções para aquela noite: comer o cordeiro sem mácula; todos da família devem participar; o sangue do cordeiro deve ser posto às portas dos israelitas, pois o anjo da morte deixaria imunes os que tivessem as portas ungidas com o sangue do cordeiro (Ex 12).
Diante da morte dos egípcios, Faraó dá ordem de partida aos hebreus: “O Faraó chamou Moisés e Aarão de noite e disse: ‘Ide. Saí do meio do meu povo, tanto vós como os israelitas! Ide sacrificar ao Senhor, como dissestes. Levai convosco também as ovelhas e o gado, como pedistes; e ao partir abençoai-me” (Ex 12,31-32).
E os hebreus partiram levando ouro, prata e vestimentas dos egípcios para dizer que Israel se apossa de suas riquezas e sabedoria. A libertação é grandiosa. Não é Faraó que deixa Israel partir, é o Senhor que o liberta, por amor.