Constituição Interna pela Aliança e Lei - O Intercessor

A vitória depende sempre de Deus e Israel vai, pouco a pouco, entendo que Deus é quem combate a seu favor. "A vitória na guerra não depende do tamanho do exército, mas da forca que vem do céu” (1Mac 3,18-19)
Os problemas enfrentados eram sempre vencidos pela intercessão de Moisés, o homem de Deus. Na guerra contra os amalecitas fica evidente o poder da oração desse homem (Ex 17,6-16). A vitória de Israel não está na força humana, mas no poder de Deus, experimentado pela intercessão de Moisés: “Enquanto mantinha a mão levantada, Israel vencia, mas quando baixava a mão, vencia Amalec. Como as mãos de Moisés se tornassem pesadas, alguns pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele para que se sentasse. Aarão e Hur, um de cada lado, sustentavam-lhe as mãos. Assim as mãos ficaram firmes até o pôr do sol, e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada... porque Amalec levantou a mão contra o trono do Senhor, o Senhor estará em guerra contra Amalec, de geração em geração” (Ex 17,11-13.16).
A vitória depende sempre de Deus:
“Não é difícil que muitos caiam nas mãos de poucos, pois não faz diferença para o céu salvar com poucos ou salvar com muitos. Pois a vitória na guerra não depende do tamanho do exército, mas da forca que vem do céu” (1Mac 3,18-19).
E Israel vai, pouco a pouco, entendo que Deus é quem combate a seu favor.