Licença de Uso do Material do Site (Copyleft)

Fica assim permitido o uso do conteúdo deste site para estudos, cópias, divulgação e compartilhamento, mas pedimos que seja respeitada a fonte original e que se respeite o nome e a reputação dos autores de cada matéria.

Licença de Uso do Material do Site (Copyleft)

Copyleft é uma forma de licenciamento que permite ao usuário ou espectador se tornar re-distribuidor, co-autor e/ou desenvolvedor baseado num trabalho desenvolvido por outro sem necessariamente pedir permissão e garante que essa liberdade será perpetuada nas derivações. É como um resgate da forma como a ciência sempre foi desenvolvida... porém agora de uma forma muito mais intensa e abrangente, contrabalanceando as pressões de industria que detém o copyright, cada vês com mais veemência e por mais tempo, por motivos econômicos em detrimento do custo social.

O Copyleft em si não é reconhecido juridicamente, copyleft é apenas um apelido para um modelo de copyright que garante as quatro liberdades e, principalmente, a manutenção dessas liberdades, inicialmente propostas para software, mas adaptáveis a qualquer produção intelectual.

Por acreditarmos no Copyleft para garantir o desenvolvimento do conhecimento humano em todas as áreas, pela grande notoriadade e valor do projeto Creative Commons e por não estarmos trabalhando para estimulo do comércio mas por uma outra economia, escolhemos a licença Creative Commons - Atribuição (ao autor original), Não Comercial e Redistribuição sob a mesma licença como licença padrão para todo o conteúdo publicado neste síte. No caso de uso de outra licença para algum trabalho, esse será acompanhado explicitamente por outra licença.

As quatro Liberdades

As quatro liberdades são a base do conceito de Copyleft. Foram definidas nos anos 80 por Richard Stallman para definir o que é Software Livre. Listamos as liberdades abaixo e fazemos uma releitura adaptando-as a produção intelectual em geral:

1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
1.1. A liberdade de uso do produto intelectual para qualquer fim.

2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
2.1. A liberdade de analisar a conteúdo e adaptá-lo as suas necessidades. Acesso a um formato editável deste conteúdo é pré-requisito para esta liberdade.

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
3.1. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
4.1. A liberdade de aperfeiçoar ou modificar o produto intelectual, e liberar suas derivações, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso a um formato editável é um pré-requisito para esta liberdade.

Fica assim permitido o uso do conteúdo deste site para estudos, cópias, divulgação e compartilhamento, mas pedimos que seja respeitada a fonte original e que se respeite o nome e a reputação dos autores de cada matéria.

"Ad maiorem Dei gloriam inque hominum salutem."

Acompanhe-nos pelas redes sociais: