Estudo Bíblico Online - a Palavra de Deus é viva!

Métodos de Leitura da Bíblia: Diário Espiritual

É um método criado pelo Pe. Jonas Abib (Canção Nova) e consiste em ler, dia-a-dia, e escrever o que foi meditado.

Por Dimar Luiz dia em Artigos visitas: 865

Métodos de Leitura da Bíblia: Diário Espiritual

A leitura espiritual ou acadêmica da Bíblia necessita dum método, para ser criativa, segura e profunda. Nada de importante na vida, muito menos quando se trata da oração, pode ser fruto do acaso, apenas da boa vontade ou da emoção. Neste sentido, uma leitura popular da Bíblia pode ser tão profunda como uma leitura mais sistemática. Por esta razão, vale a pena conhecer alguns métodos de estudo da Bíblia para que possamos nos dedicar mais profundamente ao conhecimento da Palavra de Deus.

1.2.1. Diário Espiritual

É um método criado pelo Pe. Jonas Abib (Canção Nova) e consiste em ler, dia-a-dia, e escrever o que foi meditado. É claro que nem sempre conseguiremos preencher todos os passos do diário espiritual. Segue os seguintes passos:

1. Promessas de Deus

No texto lido, você deverá encontrar algumas promessas de Deus. Anote-as para que você não se esqueça. Exemplo: Ef. 6,8: “Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer...”

2. Ordens de Deus

Deus, como bom Pai, tem prescrições claras para conduzir, como filhos amados, as nossas vidas. Seguir seus mandamentos, obedecer-lhe as ordens é o segredo da vida. Geralmente, as ordens são marcadas por verbos no imperativo. Exemplo: Jo 13,34: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”

3. Princípios eternos

São leis que governam o Reino de Deus, ou seja, dão a entender como as coisas funcionam no Reino de Deus. Os filhos do Reino precisam conhecer como ele funciona, por isso vamos procurar no texto que lemos, os princípios que governam o Reino de Deus. Exemplo: Lc 6,36: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”

4. Mensagem de Deus para mim, hoje

A partir de tudo o que você leu e meditou, o que Deus lhe disse? Que mensagem ele deixa cair em seu coração. Anote-a e viva-a com muito carinho, pois se trata da vontade amorosa de Deus sendo revelada ao seu coração. Seja bem pessoal e simples neste momento.

5. Como aplicar isso em minha vida

É a parte mais concreta do diário. O próprio Deus vai te inspirar a forma de aplicar a mensagem retirada do texto em sua vida. Não se esqueça: Estas anotações devem se tornar um roteiro para sua vida.

Obs.: Quem optar por fazer o diário espiritual poderia fazê-lo pela manhã, pois assim poderá traçar um roteiro a ser seguido naquele dia.

Compartilhe esse post: